30.11.09

Estado de graça

Dizia-me o Rui no Facebook a propósito dos mais recentes resultados do Benfica, em particular o empate em Alvalade: "Terá expirado o estado de graça do treinador do Benfica?" Talvez sim, talvez sim... como benfiquista espero que não, mas a verdade é que nos ultimos anos os treinadores do Benfica têm invariavelmente passado de um estado de graça para o estado de desgraça, por não corresponderem à sede de golos e de troféus dos adeptos.

Mas talvez esta frase do Rui dê o mote para uma comparação oportuna: o estado de graça de Jesus, o treinador, pode estar a terminar, mas o estado de graça de Jesus, o salvador, continua actual e eficaz. Os adeptos do Manchester United costumavam cantar "there's only one Ronaldo!", como quem diz que o futebol do Cristiano Ronaldo ofuscava o futebol do Ronaldo brasileiro. Os cristãos podem fazer uma adaptação deste cântico, "There's only one Jesus", como quem diz que a graça de Jesus, o salvador, eclipsa todos os troféus com os quais Jesus, o treinador, venha, eventualmente, a agraciar os benfiquistas. Mais do que sede de troféus, o mundo tem sede de graça. E Jesus é a fonte dessa graça!

Ao escrever este pensamento, vem-me à mente inevitavelmente Isaías 55:

"Ouçam! Alguém tem sede? Venha e beba mesmo que não tenha dinheiro! Venha, escolha o que quiser de vinho e leite - é tudo de graça! Porque é que gastam o dinheiro naquilo que não vos alimenta? Porque razão hão-de aplicar o produto do vosso trabalho em coisas que não vos servem de nada? Ouçam-me bem, e dir-vos-ei onde podem obter o melhor alimento que fortalecerá a vossa alma!"

Gosto especialmente dos últimos versículos do capítulo. Uma metáfora daquilo que acontece na vida daqueles que aceitam que a graça de Deus regue a sua alma sedenta:

"Tal como a chuva e a neve descem do céu sobre a terra para a regar, tornar produtiva a vegetação, dar vida à natureza, para que as sementes se reproduzam e haja pão para quem tem fome, assim é a minha palavra. Ela sai da minha boca e dá sempre fruto. Realizará sempre o que pretendo, e prosperará por toda a parte para onde a mande. Com alegria sairão, e em paz serão guiados. As montanhas e as colinas, as árvores dos campos, todo o mundo à vossa volta se alegrará e estará em festa. Onde antes havia espinhos crescerão faias; em lugar de sarças ver-se-ão murtas a desenvolver-se por toda a parte. Este milagre tornará muito grande o nome do Senhor e será um sinal para sempre."

(citações bíblicas retiradas da tradução contemporânea O Livro)

Sem comentários: