30.11.09

Estado de graça

Dizia-me o Rui no Facebook a propósito dos mais recentes resultados do Benfica, em particular o empate em Alvalade: "Terá expirado o estado de graça do treinador do Benfica?" Talvez sim, talvez sim... como benfiquista espero que não, mas a verdade é que nos ultimos anos os treinadores do Benfica têm invariavelmente passado de um estado de graça para o estado de desgraça, por não corresponderem à sede de golos e de troféus dos adeptos.

Mas talvez esta frase do Rui dê o mote para uma comparação oportuna: o estado de graça de Jesus, o treinador, pode estar a terminar, mas o estado de graça de Jesus, o salvador, continua actual e eficaz. Os adeptos do Manchester United costumavam cantar "there's only one Ronaldo!", como quem diz que o futebol do Cristiano Ronaldo ofuscava o futebol do Ronaldo brasileiro. Os cristãos podem fazer uma adaptação deste cântico, "There's only one Jesus", como quem diz que a graça de Jesus, o salvador, eclipsa todos os troféus com os quais Jesus, o treinador, venha, eventualmente, a agraciar os benfiquistas. Mais do que sede de troféus, o mundo tem sede de graça. E Jesus é a fonte dessa graça!

Ao escrever este pensamento, vem-me à mente inevitavelmente Isaías 55:

"Ouçam! Alguém tem sede? Venha e beba mesmo que não tenha dinheiro! Venha, escolha o que quiser de vinho e leite - é tudo de graça! Porque é que gastam o dinheiro naquilo que não vos alimenta? Porque razão hão-de aplicar o produto do vosso trabalho em coisas que não vos servem de nada? Ouçam-me bem, e dir-vos-ei onde podem obter o melhor alimento que fortalecerá a vossa alma!"

Gosto especialmente dos últimos versículos do capítulo. Uma metáfora daquilo que acontece na vida daqueles que aceitam que a graça de Deus regue a sua alma sedenta:

"Tal como a chuva e a neve descem do céu sobre a terra para a regar, tornar produtiva a vegetação, dar vida à natureza, para que as sementes se reproduzam e haja pão para quem tem fome, assim é a minha palavra. Ela sai da minha boca e dá sempre fruto. Realizará sempre o que pretendo, e prosperará por toda a parte para onde a mande. Com alegria sairão, e em paz serão guiados. As montanhas e as colinas, as árvores dos campos, todo o mundo à vossa volta se alegrará e estará em festa. Onde antes havia espinhos crescerão faias; em lugar de sarças ver-se-ão murtas a desenvolver-se por toda a parte. Este milagre tornará muito grande o nome do Senhor e será um sinal para sempre."

(citações bíblicas retiradas da tradução contemporânea O Livro)

29.11.09

Pensamentos #10: Ser Cristão

«Ser cristão é uma coisa que nunca ficará bem definido em palavras.
É uma assimptota para tudo o que conseguires dizer.
Nunca vais conseguir descrever tudo, mas também consegues passar toda uma vida a aproximar-te da definição perfeita...
Mas a primeira aproximação é simplesmente
"seguidor de Cristo"»

Carlos Paulo (numa caixa de comentários deste blogue)

28.11.09

Shout!: Rejoice



Estes tipos são do melhor que há por cá, tão certo como o meu primeiro nome ser David! Não vos apetece bater palmas, dançar e cantar? Não sentem que esta música incendeia a alma e que o mundo seria um lugar bem melhor se todos tivessemos este fogo dentro de nós? Rejoice!!

26.11.09

Pensamentos #9: Blessings

"When I'm worried and I can't sleep
I count my blessings instead of sheep."
Irving Berlin

("Quando estou preocupado e não consigo dormir
conto as minhas bençãos em vez de contar ovelhas.")

20.11.09

A Bíblia é muito fixe!!

Hoje passei o serão à volta da Bíblia para preparar uma noite de reflexão+debate no grupo de jovens da minha igreja. A ideia é reflectir acerca das diferenças que o cristianismo faz (ou devia fazer) nas nossas vidas em várias vertentes. Umas mais práticas (o modo como falamos, como nos relacionamos, como tratamos o próximo...) e outras mais conceptuais (o nosso conceito de felicidade, a nossa forma de lidar com o futuro e com a morte, etc...). Foi muito interessante pesquisar o que é que a Bíblia tem a dizer em relação a estes assuntos. E mais uma vez fiquei surpreendido com a actualidade e profundidade da Bíblia. A Bíblia é muito fixe!!! Posso fazer minhas as palavras do salmista:

"Cobre a minha vida com a tua misericórdia e com a tua salvação, a tua palavra. E assim terei alguma coisa a responder ao que me ataca, pois apoio-me na tua palavra. Que eu nunca me esqueça da palavra da verdade, pois é a minha única esperança. Porque é assim que poderei obedecer continuamente à tua lei, nesta vida e até na eternidade! E é assim que desfrutarei da liberdade: procurando seguir os teus preceitos. Poderei dessa forma anunciar os teus mandamentos até na presença de governantes, sem ter de me envergonhar. Tenho toda a alegria nos teus mandamentos, porque os amo. A minha oração é que nunca deixe os teus estatutos, não só porque os amo, mas também porque quero meditar neles."

Salmo 119: 43 a 48 (Tradução O Livro)

11.11.09

Seguidores de Cristo

Apresento as minhas desculpas: na ausência de tempo e/ou inspiração para a escrita, encher o blogue com citações revela falta de originalidade. Mas considero estas citações pertinentes e já que a maioria dos leitores do blogue não estará na disposição de ler um livro do Shane Claiborne, confronto-vos pelo menos com algumas das suas afirmações que mais mexeram comigo.

Entretanto estou a ler outro livro dele, desta vez em co-autoria com John Perkins. Hoje na minha rotineira viagem de comboio, após ler algumas páginas do livro, dei por mim a pensar que o problema dos cristãos e o problema das igrejas é que passamos o tempo preocupados em falar do cristianismo. Apontamos as doutrinas básicas que qualquer cristão deve entender e aceitar como dogmas. Estudamos e discutimos as passagens bíblicas ao sabor da interpretação que mais nos convém e entramos em confronto com outros grupos de cristãos cuja interpretação é diferente da nossa. Há multidões a falarem de cristianismo... e muito poucos a viverem o cristianismo. Cada vez estou mais convencido de três coisas:

1) O cristianismo tem pouco a ver com uma boa parte daquilo que constitui a mensagem das igrejas ditas cristãs. Num dos muitos livros que li ultimamente (neste momento não me lembro qual) li um pensamento curioso: se tentássemos fundar uma religião cujos ensinos fossem opostos aos de Jesus, encontraríamos uma religião muito parecida com o cristianismo que conhecemos, o cristianismo "ocidentalizado", feito à nossa medida... Esta é uma opinião exagerada, mas é triste verificar que tem o seu quê de verdade. É por isso que faz sentido dizer aquilo que um amigo do Shane Claiborne um dia lhe disse: «Vou deixar o cristianismo e vou passar a seguir Jesus.»

2) Há princípios essenciais que devem constituir os pilares da fé de qualquer cristão. Mas não são tão complexos assim e atrevo-me até a dizer que, se for necessário, podemos resumi-los facilmente num versículo ("Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna." João 3:16). Para além do essencial, há muita coisa que é acessória. Há muita doutrina que pode servir de edificação para alguns cristãos mas que para outros não passará de um fardo a fazer peso sobre a sua fé. Longe de mim sugerir que a igreja não doutrine os crentes. O que sugiro é que essas doutrinas sejam alvo de análise nas igrejas, sejam estudadas, explicadas e assimiladas sem imposição. E que se permita que os crentes duvidem e questionem, em vez de se verem sobrecarregados com dogmas obrigatórios.

3) É muito perigoso e infrutífero ficarmos presos a discussões sobre o cristianimo com aqueles que têm visões diferentes das nossas. Essas discussões são estereis. O cristianismo não é para ser discutido, é para ser vivido. Ser cristão não é acreditar numa lista infindável de dogmas. Ser cristão é ser seguidor de Cristo. Ou, dito de uma forma, mais profunda, ser cristão é ser as mãos, os pés, os olhos, a voz de Cristo na terra. Podemos falar muito do cristianismo, mas só somos cristãos quando passamos à prática. O mundo não precisa de igrejas cheias de gente que julga saber muito bem o que é ser cristão. O mundo precisa de seguidores de Cristo.

10.11.09

Shane Claiborne Quotes #6

«The gospel is good news for sick people and is disturbing for those who think they've got it all together. Some of us have been told our whole lives that we are wretched, but the gospel reminds us that we are beautiful. Others of us have been told our whole lives that we are beautiful, but the gospel reminds us that we are also wretched. The church is a place where we can stand up and say we are wretched, and everyone will nod and agree and remind us that we are also beautiful.»
Shane Claiborne, The Irresistible Revolution

Tentativa de tradução:
«O evangelho é boas notícias para as pessoas doentes e é perturbador para aqueles que pensam que têm a sua vida toda em ordem. Alguns de nós temos sido considerados toda a vida uns desgraçados, mas o evangelho lembra-nos que nós somos belos. Outros de nós temos sido considerados belos toda a vida, mas o evangelho lembra-nos que nós também somos uns desgraçados. A igreja é um local onde nós nos podemos levantar e dizer que somos desgraçados, e toda a gente vai acenar com a cabeça, concordando e lembrar-nos que também somos belos.»

3.11.09

Shane Claiborne Quotes #5

«It's a shame that a few conservative evangelicals have had a monopoly on the word conversion. Some of us shiver at the word. But conversion means to change, to alter, after which something looks different than it did before - like conversion vans or converted currency. We need converts in the best sense of the word, people who are marked by the renewing of their minds and imaginations, who no longer conform to the pattern that is destroying our world. Otherwise, we have only believers, and believers are a dime-a-dozen nowadays. What the world needs is people who believe so much in another world that they cannot help but begin enacting it now.»

Shane Claiborne, The Irresistible Revolution

Tentativa de tradução:
«É uma pena que alguns evangélicos conservadores tenham tido um monopólio sobre a palavra conversão. Alguns de nós estremecem com a palavra. Mas conversão significa mudar, alterar, após a qual alguma coisa parece diferente daquilo que era antes - como carrinhas convertidos ou moeda convertida. Precisamos de convertidos no melhor sentido da palavra, pessoas que estejam marcadas pelo renovar das suas mentes e imaginações, que já não se conformam com o padrão que está a destruir o nosso mundo. Caso contrário, temos apenas crentes, e crentes assim são vulgares por estes dias. O que o mundo precisa é de pessoas que acreditam tanto num outro mundo que não conseguem impedir-se de o pôr já em acção.»