20.11.09

A Bíblia é muito fixe!!

Hoje passei o serão à volta da Bíblia para preparar uma noite de reflexão+debate no grupo de jovens da minha igreja. A ideia é reflectir acerca das diferenças que o cristianismo faz (ou devia fazer) nas nossas vidas em várias vertentes. Umas mais práticas (o modo como falamos, como nos relacionamos, como tratamos o próximo...) e outras mais conceptuais (o nosso conceito de felicidade, a nossa forma de lidar com o futuro e com a morte, etc...). Foi muito interessante pesquisar o que é que a Bíblia tem a dizer em relação a estes assuntos. E mais uma vez fiquei surpreendido com a actualidade e profundidade da Bíblia. A Bíblia é muito fixe!!! Posso fazer minhas as palavras do salmista:

"Cobre a minha vida com a tua misericórdia e com a tua salvação, a tua palavra. E assim terei alguma coisa a responder ao que me ataca, pois apoio-me na tua palavra. Que eu nunca me esqueça da palavra da verdade, pois é a minha única esperança. Porque é assim que poderei obedecer continuamente à tua lei, nesta vida e até na eternidade! E é assim que desfrutarei da liberdade: procurando seguir os teus preceitos. Poderei dessa forma anunciar os teus mandamentos até na presença de governantes, sem ter de me envergonhar. Tenho toda a alegria nos teus mandamentos, porque os amo. A minha oração é que nunca deixe os teus estatutos, não só porque os amo, mas também porque quero meditar neles."

Salmo 119: 43 a 48 (Tradução O Livro)

3 comentários:

Xana disse...

Como correu a noite de refleçao+discussao?

Xana disse...

impressionante os erros que se comentem... "reflexao" (sem til porque o computador que estou a usar é italiano e aqui nao se usa esse acento estranho...)

David disse...

Ahah! Se já davas erros quando estavas desconcentrada, agora com o italiano isso está ainda pior! =P
Acho que correu bem. Dividimo-nos em pequenos grupos, cada grupo responsável por debater quais as diferenças entre os cristãos e os não cristãos num tópico específico (como digo no texto: conceito de felicidade, o modo como encaramos o futuro e a morte, o modo como tratamos o próximo, o modo como encaramos as preocupações do dia-a-dia... por aí fora). Depois cada grupo escolheu um representante para apresentar as conclusões do grupo a toda a gente. Pareceu-me que em geral o pessoal estava envolvido no debate e chegaram a conclusões interessantes, tendo em conta que o tempo para pensarem também não foi muito.