29.10.08

Pensamentos #2 - Restauração

«Tocadas por um coração carinhoso,
Estimuladas pela bondade,
As cordas que foram quebradas
Vibrarão uma vez mais.»

  Fanny Crosby

27.10.08

Amazing Grace

Um dos mais antigos e dos mais cantados clássicos cristãos. Música de John Newton cuja história vale a pena ler. Um comerciante inglês de escravos do século XVIII que se converteu ao cristianismo, acabando por se tornar um activista pró-abolicionista. Há dezenas de versões desta música no youtube, incluíndo gente conhecida como Elvis Presley ou a Whitney Houston. Decidi deixar esta versão curta e muito gospel da Yolanda Adams, mas no youtube encontramos outras muito boas. Há também excelentes instrumentais, como este!

26.10.08

Ser Cristão I

Decidi escrever alguns posts acerca do que significa ser cristão. Procurarei expor a minha visão do cristianismo, acente nas minhas experiências e naquilo que tenho aprendido. Tentarei fazer uma abordagem simples porque acredito que o cristianismo se pode explicar de um modo simples. Caso não o consiga fazer será somente por incapacidade própria, por nem sempre ser fácil passar para a palavra escrita aquilo que penso. Ser cristão acenta basicamente em 3 pontos que vou abordar em posts futuros:

1) reconhecer que precisamos de Deus nas nossas vidas e aceitar que é a morte de Jesus na cruz que permite a reconciliação do homem com Deus 
2) estabelecer uma relação pessoal com Deus por intermédio de Jesus 
3) procurar a cada dia reflectir mais o carácter de Jesus no modo como lidamos com os outros e como os amamos (algo que acontece como resultado da relação que se estabelece com Deus e por acção do Seu amor em nós, e não por mérito da pessoa) 

A resposta à pergunta "O que significa ser cristão?" pode não ser dada da mesma maneira, por outros cristãos. Mas qualquer descrição objectiva daquilo que é ser cristão acabará por, na prática, ser equivalente a esta lista de 3 pontos, que vai servir de base para a minha reflexão. Um bom modo de começar este blog é dar a conhecer a base da minha fé e é isso que espero fazer com estes posts. Talvez seja também possível desfazer algumas mistificações que envolvem o cristianismo. A Bíblia não é um livro completamente acessível e as doutrinas cristãs nem sempre são fáceis de compreender e assimilar. Mas Deus ama-nos de um modo simples: é um amor absoluto e perfeito. E esse amor simples é a génese do cristianismo.

22.10.08

Pensamentos #1 - Acreditar

Eu acredito no Sol
mesmo quando ele não está a brilhar.
Eu acredito no amor
mesmo quando não o sinto.
Eu acredito em Deus
mesmo quando Ele está em silêncio.


(escrito na parede de um campo de concentração)

Oração

Pai, 
Supremo Maestro,  
Faz do meu ser um instrumento nas tuas mãos,  
Afina as cordas do meu coração,  
Ensina-me a compor melodias de Amor,  
E guia-me...  
Para cada passo meu  
Ser um acorde maior  
Da música da minha vida...  
Para que a minha vida se torne  
Um hino...  
Hino de louvor a ti, Senhor! 

David 2002

21.10.08

Declaração de Intenções

A minha actividade de blogger já tem quase 3 anos. Começou por ser uma resposta a um impulso quando me passou pela cabeça criar um blog e saiu isto. Com o passar do tempo, escrever no blog tornou-se um prazer e, por vezes, uma necessidade. Agora senti a necessidade de criar um segundo blog com uma linha diferente. Aqui pretendo falar da minha fé. Sou cristão e acredito que o cristianismo é a resposta para os maiores problemas das pessoas. Espero ter a coragem de não fugir a assuntos polémicos e controversos e de assumir a minha posição nessas questões, mesmo que me veja a remar sozinho contra a maré. Num mundo em que tanta gente opina e tanta gente levanta a voz para dizer disparates, eu sinto-me com o direito (e até mesmo com a obrigação) de partilhar também a minha visão da vida. Nos últimos meses tem-se falado muito em crise financeira, mas a crise que mais me preocupa e que é muito mais visível é a crise social. Eu fui educado com base em valores que estão cada vez mais ausentes da nossa sociedade. Há medida que fui crescendo e ganhando consciência do mundo à minha volta, fui-me sentindo cada vez mais responsável por lutar pela elevação desses valores. Criar este blog talvez seja um passo para responder a esse sentimento de responsabilidade. Não esperem encontrar aqui opiniões bem fundamentadas na razão e na lógica. Porque a fé não pode ser explicada totalmente pela lógica e constitui por si só um fundamento válido: «a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem» (Hb 11.1)