26.10.08

Ser Cristão I

Decidi escrever alguns posts acerca do que significa ser cristão. Procurarei expor a minha visão do cristianismo, acente nas minhas experiências e naquilo que tenho aprendido. Tentarei fazer uma abordagem simples porque acredito que o cristianismo se pode explicar de um modo simples. Caso não o consiga fazer será somente por incapacidade própria, por nem sempre ser fácil passar para a palavra escrita aquilo que penso. Ser cristão acenta basicamente em 3 pontos que vou abordar em posts futuros:

1) reconhecer que precisamos de Deus nas nossas vidas e aceitar que é a morte de Jesus na cruz que permite a reconciliação do homem com Deus 
2) estabelecer uma relação pessoal com Deus por intermédio de Jesus 
3) procurar a cada dia reflectir mais o carácter de Jesus no modo como lidamos com os outros e como os amamos (algo que acontece como resultado da relação que se estabelece com Deus e por acção do Seu amor em nós, e não por mérito da pessoa) 

A resposta à pergunta "O que significa ser cristão?" pode não ser dada da mesma maneira, por outros cristãos. Mas qualquer descrição objectiva daquilo que é ser cristão acabará por, na prática, ser equivalente a esta lista de 3 pontos, que vai servir de base para a minha reflexão. Um bom modo de começar este blog é dar a conhecer a base da minha fé e é isso que espero fazer com estes posts. Talvez seja também possível desfazer algumas mistificações que envolvem o cristianismo. A Bíblia não é um livro completamente acessível e as doutrinas cristãs nem sempre são fáceis de compreender e assimilar. Mas Deus ama-nos de um modo simples: é um amor absoluto e perfeito. E esse amor simples é a génese do cristianismo.

1 comentário:

Carlos Paulo disse...

Ser cristão é uma coisa que nunca ficará bem definido em palavras.
É uma assimptota para tudo o que consegures dizer.
Nunca vais conseguir descrever tudo, mas também consegues passar toda uma vida a aproximar-te da definição perfeita...
Mas a primeira aproximação é simplesmente
"seguidor de Cristo"