5.10.09

As Rosas

«A vida até pode ser um mar de rosas, mas não te esqueças que as rosas também têm espinhos.»

Há uns anos uma amiga disse-me isto, não como um clichê, mas como uma advertência para a forma negligente como eu estava a enfrentar alguns problemas. Na altura as palavras da minha amiga fizeram todo o sentido e acabaram por servir de incentivo. Mas com o passar do tempo, com o desenrolar do vida, esqueço-me constantemente desta verdade. Ignorar os problemas é-me muito mais natural que enfrentá-los de frente. Em muitos dos dilemas que vivo, procuro a solução mais fácil, mesmo que não seja a mais correcta. Contudo, recentemente, as palavras da minha amiga voltaram a bater à porta do meu pensamento... voltaram a fazer todo o sentido e a ecoar na minha alma repletas de razão. Os espinhos fazem parte da vida. Os sacrifícios, os dilemas, o esforço, as lágrimas... Sobretudo quando temos o propósito de não viver à deriva, mas com alvos definidos, com sonhos para realizar e objectivos para alcançar.


4 comentários:

Anónimo disse...

Entretanto... com os meus poucos anos de vida também fui percebendo que "não há espinhos sem rosas" =)
Há sempre tantas coisas que por vezes nos custam fazer ou que não fazem sentido e há sempre tantas outras pequenas ou grandes coisas que nos fazem sofrer e que nós não as escolhemos, então perguntamo-nos porque é que acontece, andamos tristes e procuramos tantas saídas para não sofrer (não quero com isto dizer que devemos procurar o sofrimento... ele aparecerá... não há vida sem sofrimento) Mas mais tarde (em alguma fase da nossa vida) compreenderemos que afinal tudo tinha uma razão de ser! A fé faz-nos acreditar que tudo tem um sentido... e que tudo é amor de Deus.

Isto só para dizer que acho esta frase mais forte do que "não há rosas sem espinhos" (que é totalmente verdade) é que muitas vezes não vivemos num mar de rosas e tantas coisas acontecem sem que as tivéssemos escolhido com um determinado objectivo e parece que só há espinhos... mas a rosa aparecerá =)

Não sei se me fiz entender...! Sorry! para mim tantas vezes é um caso sério exprimir tudo aquilo que penso e os raciocínios que faço

David disse...

Claro que tens razão no que disseste! A frase "não há espinhos sem rosas" também é verdadeira e fará todo o sentido em certas alturas da vida. Sobretudo quando a esperança se ausenta e os problemas se acumulam...

Mas na minha vida (e na vida de muitos jovens que têm a papinha toda feita e não estão habituados a lutar pelas coisas) faz também muito sentido dizer que "não há rosas sem espinhos". O problema é que preferimos esquecer-nos desta realidade e viver apenas com as rosas... mas isso é impossível! Ou temos as rosas e os espinhos ou... não temos nada e não vivemos, apenas sobrevivemos.

Xana disse...

David desculpa, mas com a minha típica distracção o meu comentário ficou anónimo...loll! Mas pela escrito deves ter reparado que fui...LOL!

Sim... tens razão! As pessoas, nós, temos sempre uma tendência para rejeitar tudo aquilo que nos faz sofrer... e há primeira, 2º ou 3º dificuldade desiste-se (é assim q s escreve?lol). Mas nunca é tarde para se recomeçar... a vida é uma luta constante =)

Beijinhos e obrigada por todos os teus "post's".

Unknown disse...

Olá David! E olá Xana! Eu descobri logo que a Xana era o Anónimo por causa daquela frase inicial do comentário: "não há espinhos sem rosas"! Curiosamente hoje de manha, quando folheava o nosso livrinho de pequenos textos para meditar deparei-me com um com um título que envolvia "rosas" e "espinhos" e lembrei-me logo do post do David! Por isso li-o e este acabava exactamente com a frase da Xana! E foi giro chegar à faculdade, fazer a minha visita habitual ao blog e quando fui reler o post vi os vossos comentários =) gostei muito desta sintonia matinal e era só mesmo para partilhar convosco! Quanto às "rosas" e aos "espinhos" acho que vocês já disseram tudo com o vosso talento natural para a escrita, que eu nunca vou ter =P obrigada aos dois! E obrigada também por me terem mostrado, com a vossa vida, este amor de Deus =)