24.12.09

Aprendizagem

Como uma adenda ao texto anterior aqui fica mais uma citação do livro Blue Like Jazz:

"Andrew is the one who thaught me that what I believe is not what I say I believe; what I believe is what I do. (...) Andrew would say that dying for something is easy because it is associated with glory. Living for something, Andrew would say, is the hard thing. Living for something extends beyond fashion, glory, or recognition. We live for what we believe, Andrew would say.

If Andrew is right, if I live what I believe, then I don't believe very many noble things. My life testifies that the first thing I believe is that I am the most important person in the world. My life testifies to this because I care more about my food and shelter and happiness than about anybody else.

I am learning to believe better things. I am learning to believe that other people exist, that fashion is not truth; rather, Jesus is the most important figure in history, and the gospel is the most powrful force in the universe. I am learning not to be passionate about empty things, but to cultivate passion for justice, grace, truth, and communicate the idea that Jesus likes people and even loves them."

Don Miller

Tentativa de tradução:

"O Andrew é quem me ensinou que aquilo em que eu acredito não é o que eu digo que acredito. O que acredito é o que faço. O Andrew diria que morrer por alguma coisa é fácil porque está associado à glória. Viver para alguma coisa, diria o Andrew, é que é difícil. Viver para algo estende-se para além da moda, da glória e do reconhecimento. Nós vivemos para aquilo em que acreditamos, segundo o Andrew.

Se o Andrew estiver certo, se eu vivo aquilo em que acredito, então eu não acredito em muitas coisas nobres. A minha vida testefica que a primeira coisa na qual eu acredito é que eu sou a pessoa mais importante do mundo. A minha vida testefica isto porque eu preocupe-me mais com a minha vida e o meu conforto e felicidade do que com qualquer outra pessoa.

Estou a aprender a acreditar em coisas melhores. Estou a aprender a acreditar que existem outras pessoas, que a moda não é a verdade; pelo contrário, Jesus é a figura mais importante da história e o evangelho é a força mais poderosa do universo. Estou a aprender a não ser apaixonado por coisas vazias, mas sim a cultivar paixão pela justiça, graça, verdade, e a comunicar a ideia de que Jesus gosta das pessoas e até as ama."

Sem comentários: