29.3.10

O foco dos cristãos

É muito bom quando alguém verbaliza por nós os pensamentos que nos assaltam a mente, mas que não conseguimos pôr por palavras. Foi isso que senti ao ler o texto que este poste recomenda. Senti que o autor deu vida não somente aos seus pensamentos, mas também aos meus e, provavelmente, aos pensamentos de outros cristãos que por vezes se sintam incomodados pelo orgulho daqueles que advogam uma doutrina cristã específica em detrimento de outras. A doutrina é importante, mas não é o principal. Quando nos ocupamos mais a defender uma doutrina do que a cultivar um cristianismo relacional, autêntico e movido pela graça, corremos o risco sério de transformar o cristianismo apenas numa religião. Somos salvos pela graça e não pela doutrina. Termino usando a mesma frase com a qual Brissos Lino começa o seu texto e reforçando a minha sugestão para lerem todo o texto:

“Cristo não foi essencialmente professor, legislador, mas ser humano, ser humano real como nós. Por isso, ele não quer que em nosso tempo sejamos alunos, representantes ou defensores de determinada doutrina, mas seres humanos, seres humanos reais perante Deus.”
(Dietrich Bonhoeffer)


2 comentários:

Débora Silva disse...

O mês passado descobri que "doutrina" é uma coisa muito diferente do que eu pensava e deixei de ter medo da palavra.

David disse...

Eu tinha medo da palavra teologia e entretanto estou a perder o medo... até porque percebi que aquilo que faço quando leio os livros que leio é estudar teologia. Mesmo que tais livros não sejam escritos por teólogos conceituados.

Quanto à palavra doutrina, ainda me revira um bocado o sistema... ainda provoca medo. Mas espero que também passe.