4.5.10

A Million Miles In A Thousand Years


Depois de me ter deliciado com o Blue Like Jazz, ao ponto de me sentir tentado a considerá-lo o melhor livro que li, estou de volta aos livros do Don Miller. A Million Miles in a Thousand Years é um livro mais sério, talvez mais maduro, mas com os mesmos traços que parecem caracterizar o autor: autenticidade e honestidade refrescantes, uma valente dose de imaginação e humor, e uma capacidade impressionante para passar pensamentos profundos sobre a vida para o mundo das palavras, de uma forma simples e cativante. O ponto de partida deste livro é o seguinte: o Don recebeu uma proposta para fazer um filme baseado no Blue Like Jazz. Ele aceitou a proposta mas para o argumento do filme ganhar forma, ele teve que perceber quais são os princípios que regem uma boa história, uma história que atraia gente às salas de cinema, uma história relevante. Só que, ao estudar esses princípios, ele apercebe-se que eles não são apenas os princípios que regem uma boa história. São os princípios que regem uma vida com significado. Então ele sente-se impelido a aplicar os princípios à sua própria vida e conta-nos os resultados... Sobre este livro diz Rick McKinley (creio ser o pastor da igreja que Don frequenta):

"As all great writers do, Don's new book pulls you into his life story without you knowing exactly what is happening to you. You start reading a story about Don and then wake up at the steering wheel saying, What the hell? This story is about me. A Million Miles in a Thousand Years is raw, funny, painful, and honest just like life really is."

E é verdade, o livro é mesmo assim. Estou a ler acerca da vida do Don, mas sinto que muito do que leio é sobre mim. O Don fala acerca da experiência dele e da sua própria história, mas o que sinto é que ao longo das páginas há um sussurro intencional nas entrelinhas e comunicar esse sussurro de forma discreta, mas magistral, é o objectivo final do livro: "Vive uma história melhor! Vive uma vida com significado!" E no fundo é isso que Deus também deseja para nós. Como diz o próprio Don Miller:

"There is a writer outside ourselves, plotting a better story for us, interacting with us, even, and whispering a better story into our consciousness."

Sem comentários: